O ano de 2011 deu início ao Projeto GUIA (Gestão Universitária Integral do Abandono) financiado pela União Europeia através do contrato DCI-ALA / 19.09.01 / 10/21526 / 254-909 / ALFA III (2010) 94 no âmbito do Programa ALFA. Iniciamos o projeto com 14 Universidades da América Latina e 6 da Europa, embora ao longo desses anos muitas outras universidades tenham endossado os objetivos do Projeto e participado ativamente.
Este Projeto se propôs a dar um salto qualitativo na abordagem e nos meios para reduzir os efeitos negativos da baixa taxa de sucesso no Sistema Educacional por evasão. Dado que faltava uma visão mais completa e abrangente deste problema, foram propostas quatro linhas de ação:
- Desenvolvimento de um conhecimento mais rico e aprofundado dos tipos, causas e custos da evasão universitária.
- Compilação, geração, avaliação e disseminação de práticas implementadas com sucesso para sua redução.
- Conexão e extensão da Rede de Parceiros para socializar resultados e aumentar a sensibilidade social.
- Implementação de programas institucionais vinculados a sistemas internos de garantia da qualidade.
Nos três anos de trabalho que durou o Projeto, muitos resultados importantes foram alcançados e colocados à disposição de todos os acadêmicos, instituições e organizações interessadas.
Boa parte dessas conquistas são coletadas em diferentes seções deste portal. Talvez uma das realizações mais conhecidas seja o Congresso internacional anual que se realiza sob o nome de CLABES (Congresso Latino-Americano de Abandono na Educação Superior).
Em 2014, o Projeto ALFA-GUIA foi encerrado e, portanto, a fonte de financiamento externa foi suspensa. No entanto, a consciência coletiva de que ainda havia muito trabalho a ser feito para reduzir o atrito e a ampla rede de acadêmicos e instituições gerada, tem sido um estímulo para manter vivo o Projeto.
O RedGUIA surgiu então como um instrumento organizacional para dar continuidade a este importante e necessário trabalho de redução da evasão e de promoção da permanência dos estudantes na Educação Superior.