Através de suas atividades, na Rede temos estabelecido uma multiplicidade de vínculos entre distintas universidades. Temos fomentado de maneira direta e indireta a pesquisa sobre o abandono, entre os grupos que a compõem. As comunicações apresentadas nos diferentes CLABES e o repositório como fonte de referências, são alguns dos processos investigativos.
Esta rede começou a cooperar academicamente a partir da participação num projeto cofinanciado pela União Europeia (ALFA III). Essa cooperação resultou na realização de projetos de investigação em colaboração com centros e organizações de diversos países.
Em 2013, foi realizada uma Pesquisa Internacional que foi aplicada em 14 países e alcançou 11.000 estudantes. Hoje, estamos projetando uma próxima pesquisa redefinindo novas dimensões emergentes, o que, também, nos permitirá atualizar a informação disponível e alcançar a participação de um número maior de universidades.
O Grupo de Investigação está composto por Rafael Rey, Johanna Vásques y Pricila Khols, e Martín Saino atua como coordenador.